Trabalho online realmente é melhor?

Mais do que dinheiro e fama, o que muita gente procura hoje em dia é qualidade de vida, e uma das principais causas de stress na vida é ter que sair de casa para chegar ao trabalho. Mas e se seu trabalho fosse online e você conseguisse fazer tudo da sua própria casa?

Muita gente tem o sonho de trabalhar online, ou em home office mas nem sempre entende como isso funciona.

Para explicar melhor, entrevistei o casal Rômulo e Mirella, do canal Travel and Share. Em 2014 eles foram um dos pioneiros na área de viagem e trabalhos remotos e vivem até hoje conhecendo o mundo em um motorhome, mostrando que você pode sim viver sem aqueles empregos fixos que muitas vezes acabam te prendendo.

Rômulo, Mirella e Guapa, do canal Travel and Share

Quando vocês perceberam que a internet era um meio possível de trabalho?

Antes de iniciar a viagem. Todo planejamento para a viagem foi baseado na possibilidade de usar a internet para trabalhar. Há 5 anos atrás quando começamos a viagem vimos uma oportunidade de criar conteúdo para as redes sociais de empresas. Naquela época as empresas utilizavam em suas redes sociais imagens de banco de imagens. Como não tínhamos audiência e seguidores, com essa ideia conseguimos algumas empresas que acreditaram no nosso trabalho, assim foi uma oportunidade para aprender a criar conteúdo é uma forma de ganhar dinheiro para se manter na estrada.

Foi difícil começar nesse ramo?

5 anos atrás era mais difícil explicar para as pessoas sobre a possibilidade de trabalhar com compromisso de forma remota, independente do local que você estiver. Foi importante compromisso e comprometimento para não desanimar e seguir firme no nosso propósito, de viajar, se manter na estrada e não tocar nas nossas economias.

O que precisa para se diferenciar nesse meio?

Precisamos ser disponíveis para aceitar novos trabalhos e estar aberto a fazer outras atividades que você não tinha planejado. Tudo acontece muito rápido e todo dia é um dia diferente. É preciso pesquisa e estudo do que está acontecendo nas redes sociais para criar e ser pioneiro. No nosso caso 5 anos atrás não tinha ninguém viajando o mundo de carro e compartilhando o dia a dia em quase tempo real. Foi aí que vimos uma oportunidade de fazer algo que não tinha feito ainda.

Qual a diferença de trabalhar online e offline?

Trabalhar no online requer que você esteja conectado todo dia, todas as horas. É muito difícil ou praticamente impossível se desconectar. É preciso atualizar e monitorar as redes sociais, ver que outros criadores estão fazendo, buscar ideias e inspirações de novos conteúdos.

É difícil ter a consciência de saber quando acaba o trabalho. Difícil de separar vida normal e o trabalho, pois viajar (que antes era um hobby) hoje virou nosso trabalho.


Qual a diferença que a internet fez/faz na vida de vocês? Ela ajuda mais do que atrapalha?

Pra gente foi essencial pra suportar esse estilo de vida que escolhemos. É através dela que mantemos nossas conexões com família e amigos e é base essencial do nosso trabalho. Tudo que temos e construímos foi graças à internet.

Quais os pontos negativos e positivos em trabalhar online?

Pontos negativos: saber dosar essas disponibilidade e disposição para estar trabalhando sempre com internet e saber quando é o momento de parar de trabalhar.

Pontos positivos: investimento inicial é muito baixo e você ainda consegue alcançar pessoas de forma orgânica e sabendo investir em tráfico você consegue fazer que seu produto ou serviço alcance pessoas em todas as parte sem ter audiência.

E aí, já sabe se quer adotar esse estilo de vida para você?

6 comentários em “Trabalho online realmente é melhor?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s