8 curiosidades sobre Cleópatra

Imagem do Google

Cleópatra VII morreu há mais de 2 mil anos, mas até hoje continua sendo uma das mulheres mais intrigantes da história. Conhecida por sua beleza e seus relacionamentos com Júlio César e Marco Antônio, a rainha egípcia teve uma vida escandalosa e que inspirou muitas obras.

#1 VERSÃO HOLLYWOOD

Todos nós conhecemos Cleópatra como uma mulher deslumbrante pois os filmes hollywoodianos nos fizeram pensar que ela usava isso como uma arma política, mas o que realmente a fez uma mulher poderosa, foi seu intelecto.

A moeda egípcia antiga com o rosto da rainha gravado a mostra com um nariz avantajado e queixo largo. Alguns dizem que isso foi feito para parecer com uma imagem mais masculina. Tudo isso nos mostra como ela foi esperta, pois controlava a maneira como seu povo a enxergava. Ser uma mulher no comando naquela época não era nada fácil.

Imagem do Google

#2 CASOU COM SEUS DOIS IRMÃOS

Para preservar a pureza de sua linhagem, a dinastia ptolomaica costumava realizar casamentos dentro da própria família. Acredita-se que os próprios pais de Cleópatra eram irmãos.

Com este exemplo de sua família, ela casou-se com seus dois irmãos. Em momentos diferentes, é claro.

#3 ENVOLVIMENTO NO ASSASSINATO DOS IRMÃOS

Desde seu primeiro dia no trono, a rainha deixou claro que não deixaria seu irmão, Ptolomeu XIII, não compartilharia de seu poder. Mas Ptolomeu não deixou isso barato e os dois entraram em uma guerra civil.

Para vencer a guerra, Cleópatra foi atrás da ajuda de Júlio César para unir forças contra o irmão, que morreu afogado no rio Nilo durante uma batalha naval.

Depois de 4 anos de casamento com seu segundo irmão, Ptolomeu XIV, ele se tornou ambicioso e queria poder absoluto. Mais uma vez Julio Cesar chega para o resgate e vence Ptolomeu em uma batalha mortífera.

#4 FILHO COM JÚLIO CÉSAR

Sendo amantes por dois anos, Cleópatra deu à luz seu filho Ptolomeu César. Mas o menino viveu apenas 16 anos pois após a morte de sua mãe, ele foi capturado e executado por Otaviano, o fundador do Império Romano.

#5 ENTRADA TRIUNFAL

Como acreditava ser uma deusa viva, sempre chegava nos lugares fazendo uma grande encenação para conquistar seus súditos e possíveis aliados.

Um dos casos mais famosos é a fantasia de Afrodite e seus servos, de cupidos, tudo isso para impressionar Júlio César.

#6 CLUBE DE BEBIDA

O casamento com Marco Antônio gerou mais do que aliança política e 3 filhos, pois juntos eles criaram o clube Fígados Inimitáveis, onde aconteciam festas noturnas com jogos e bebida.

#7 PRODUÇÃO EXAGERADA

O filme Cleópatra, de 1963, interpretado por Elizabeth Taylor, é um dos filmes mais caros da história.

Repleto de problemas com elenco, diretor e roteiro, o orçamento de 4 milhões acabou se tornando 44 milhões e levantou grande repercussão na época pois quase levou a 20th Century Fox à falência.

#8 SUA MORTE

Cleópatra tirou a própria vida após perder a batalha naval em Ácio, para Otaviano. Porém, nunca foi realmente explicado como isso aconteceu, alguns acreditam que ela tenha sido picada por uma cobra e outros que ela mantinha consigo um veneno mortal e o usou para se matar.

1 comentário Adicione o seu

  1. superana1 disse:

    não conhecia sua história!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s