10 curiosidades sobre o Ano Novo

Desde que a humanidade começou a mensurar o tempo, foi criado o hábito de comemorar a chegada de um novo ciclo. Um bom exemplo para mostrar o quão velha nossas festas de final de ano são é aquela promessa que todos fazemos “ano que vem eu prometo…” já que essa tradição começou com o povo babilônico, que prometiam devolver assim que as comemorações acabassem os equipamentos agrícolas que haviam pego emprestado de seus conhecidos.

A data de 1 de janeiro foi marcada pelo calendário gregoriano no século XVI e é comemorada por grande parte do mundo, com exceção de alguns povos que utilizam calendários diferentes, assim como os chineses.

Imagem do Google

#1 Tempo

O último lugar onde se comemora o ano novo é em Samoa, na Oceania, e o primeiro lugar são as ilhas na costa oriental da Nova Zelândia

#2 Réveillon

A palavra Réveillon, que significa Acordar, vem doo francês e era muito utilizada no século 17, referindo-se a longos e chiques jantares.

#3 Bebida

Sempre usamos champanhe na hora de brindar o ano que vem aí, mas a bebida foi criada sem querer pelo monge beneditino Dom Pierre Pérignon, na França, quando sem querer bebeu um vinho fermentado e descreveu sentir uma explosão de sabores em sua boca.

#4 Simpatias

Muitos países da América do Sul (como Argentina e Colômbia) têm o costume de comer 12 uvas ouvindo as 12 badaladas do relógio.

El Salvador comemora de uma forma diferente, quebrando um ovo cru dentro de um copo de água e ver o desenho que estará no dia seguinte. Esse desenho seria uma indicação de como será o ano que vem por aí.

Já em Cuba, o costume é de jogar baldes de água pelas portas e janelas para uma limpeza espiritual.

#5 Inspiração

A tradição lá na Colômbia é de costurar um boneco com o nome de Ano Velho e acrescentar o rosto de uma personalidade malvada. Depois disso, eles espancam e queimam o boneco.

#6 Coragem

Um festival peruano chamado Takanakuy é onde todos podem encontrar seus inimigos para sair no tapa com eles e assim, começar o ano sem nenhuma desavença.

#7 Primeira faxina do ano

Segunda a cultura da Dinamarca, seus amigos e familiares precisam deixar pratos de comida na porta de sua casa. Ou seja, quanto mais comida, mais amigos. Mas além da comida, também é costume quebrar alguns pratos na frente da porta dessa pessoa querida a limpeza começa cedo.

#8 mergulho do urso polar

No Canadá as promessas de fim de ano são levadas a sério. Eles criaram um jeito divertido para manter a palavra, já que a pessoa precisa mergulhar em um rio congelado em troca das promessas de familiares e amigos.

#9 Bolinhas

O costume lá nas Filipinas é de usar roupas de bolinha e comer coisas redondas, já que é um símbolo de continuidade e prosperidade para eles.

#10 comemoração diferente

Como dito anteriormente, em alguns calendários o ano novo é celebrado em diferentes épocas.

Chineses: final de janeiro

Japoneses: primeiros 3 dias de janeiro

Povos hindus: 1º de março (sul da Índia)

Povos judeus: meados de setembro

Povos islâmicos: 7 de dezembro

1 comentário Adicione o seu

  1. Muito interessante Paula! Bom domingo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s