Os 4 deuses nórdicos mais curiosos

  • Loki

Deus do fogo e da trapaça que pode assumir a forma que bem quiser. É um dos deuses mais inteligentes, mas sempre usava esse conhecimento para beneficio próprio. Sempre consegue sair de suas confusões de modo elaborado e heroico.

Conseguiu prestígio dentro do panteão em um ritual com Odin, onde se cortaram e misturaram seus sangues. Para os Vikings, isso significava que os dois agora tinham laços mais fortes que irmãos de verdade.

Depois que um gigante (Angerboda) morreu, Loki comeu seu coração e dessa maneira o mal aflorou em sua pessoa. Para fugir, se refugiou em uma floresta, onde teve três filhos, Fenrir, Hel e Jormungand.

Apesar de tudo isso, Loki sempre aceitava os pedidos dos deuses que vinham em sua procura pedindo ajuda para resolver problemas, já que ele era o mais criativo quando o assunto era enfrentar e solucionar problemas.

Um de seus grandes feitos foi quando conseguiu recuperar Mjölnir, o martelo de Thor, conseguindo o respeito de Thor.

Imagem do Google
  • Hel

Filha de Loki, famosa por ter a pele da face metade humana e metade decomposta, como se metade estivesse viva e a outra morta. Ela foi banida para Helheim por Odin, onde recebeu poder absoluto das terras. Em agradecimento, ela mandou seus dois corvos mensageiros, Hugin e Munin. Hel é a receptora e julgadora de todas as almas que chegam em Helheim, ou seja, de pessoas que morreram fora de combate. Ninguém era páreo para Hel, pois até mesmo Baldur quando assassinado, foi parar em seu domínio.

Diferente de Hades, na mitologia grega, Hel nunca saiu do submundo. Por este motivo, ninguém nunca ousou enfrentá-la, já que em seu reino ela era invencível.

Na tradição nórdica, quando alguém morria, era colocado o chamado “sapatos de Hel”, para que o falecido atravessasse longos caminhos e para que não voltasse para o mundo dos vivos.

Imagem do Google
  • Fenrir

Este imenso lobo, que também era filho de Loki, vivia acorrentado já que quando solto, causava imensos desastres. Quando Odin percebeu que Fenrir traria problemas para os deuses, chamou um clã de deuses chamado Aesir para que o levassem para longe.

Mesmo tendo concordado com isso, o lobo conseguiu quebrar suas correntes duas vezes em uma tentativa de fuga. Percebendo que aquilo não daria certo, resolveram levá-lo para uma ilha deserta e criaram uma espécie de algemas macias chamada Gleipnir. Quando chegaram lá, o desafiaram a fugir desta vez.

Achando que aquilo poderia ser uma armadilha, pediu para que um dos deuses colocasse um braço dentro de sua boca como um sinal de boa fé da parte deles, enquanto tentava completar o desafio.

O problema aconteceu quando Fenrir começou a puxar, pois quanto mais ele puxava, mais a Gleipnir o apertava. Com raiva e dor, ele fechou sua mandíbula, decepando a mão do deus.

Mesmo sabendo que um dia ele escaparia, os deuses resolveram deixá-lo vivo, pois o que será, será.

Imagem do Google
  • Baldur

Filho de Odin e Frigga, Baldur é o deus da luz e pureza. A história mais popular sobre ele, é a de sua morte pois antes do acontecimento, ele e sua mãe sonhavam com isso e eles acreditavam que todos os sonhos eram um presságio do futuro. Com medo de perder seu filho, Frigga fez todos juraram que nunca iriam ferir seu filho.

Quando Loki, que tinha inveja de Baldur por ser amado por todos, descobriu que o único jeito do deus morrer era com um visco (uma planta), começou a armar um plano para matá-lo. E assim o fez, deu uma flecha com visco para Hod, o irmão cedo de Baldur, e o fez mirar no coração de seu irmão.

Inconformada com a morte de seu filho, Frigga pediu para Hel que o devolvesse. Ela aceitou com a condição de que todos chorassem pela morte do deus, mas Loki não o fez e Baldur nunca conseguiu voltar.

Personagem de God of War
Imagem do Google

Um comentário em “Os 4 deuses nórdicos mais curiosos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s