As 5 piores pandemias da história

O cenário atual pode parecer diferente de tudo o que se conhece, mas a história pode mostrar as semelhanças que já aconteceram em outros momentos da humanidade, onde doenças poderiam ter sido evitadas ao invés de espalhadas pelo mundo inteiro.

Peste Negra (bubônica)

Imagem do Google

Na segunda metade do século XIV aconteceu uma pandemia que atacou principalmente na Europa e que matou cerca de um terço de sua população, levando o continente a uma grande crise, repleta de revoltas e guerras durante a Idade Média.

A sua propagação começou por meio de pulgas e ratos, já que naquela época a higiene era precária e aconteciam infestações desses animais.

A causadora de tudo isso era a bactéria Yersinia pestis, e o nome da doença foi inspirado em um dos sintomas, as manchas negras que ficavam na pele.

Cólera

Imagem do Google

Quando a cólera surgiu, nos anos de 1800, ninguém entendia o que estava acontecendo. As pessoas pensaram que o vírus estava no ar.

O médico inglês, John Snow, estudou a doença e elaborou a tese de que a doença era transmitida por meio da água contaminada por fezes. Para provar que estava certo, estudou as evidências em diferentes locais e depois de um tempo, percebeu que onde a água dos rios eram poluídos com o despejo de esgoto, os casos eram maiores.

Snow ainda escreveu um artigo sobre a doença, mostrando seus estudos e dando dicas de como acabar com a pandemia de maneira simples (com saneamento básico e a recomendação de lavar as mãos e também ferver a água antes de beber).

Varíola

Imagem do Google

A varíola foi uma das doenças contagiosas que mais matou na história. Era causada pelo vírus Orthopoxvírus variolae e era transmitido por meio das vias respiratórias.

Apesar da doença ter sido erradicada em 1980 graças a uma campanha de vacinação, muitas pessoas daquela época eram contra a vacina. No Brasil, após uma lei de obrigatoriedade da vacinação ser aprovada, muitos começaram a apelidá-la de Código de Torturas.

Gripe Espanhola

Imagem do Google

No ano de 1918 cerca de 50 a 100 milhões de pessoas morreram por causa da Gripe Espanhola, causada por um subtipo de vírus influenza.

Nesse ano também aconteceu a Primeira Guerra Mundial, impactando diretamente os países participantes por causa da movimentação de tropas e assim se espalhou pelo mundo inteiro.

A doença recebeu esse nome por conta da cobertura jornalística espanhola, já que o país não fazia parte da guerra e podia falar abertamente sobre o assunto. As informações da Gripe foram escondidas em países que estavam em guerra para que não passassem uma imagem de fraqueza e criar pânico entre os soldados.

Já no Brasil, as pessoas procuraram criar remédios caseiros com cachaça, limão e mel. Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça, foi com essa receita que a caipirinha surgiu.

Gripe Suína

Imagem do Google

Em 2009 o vírus H1N1 causou a primeira pandemia do século 21 e causou a morte de milhares de pessoas.

Além dos humanos, porcos também podiam contrair o vírus, e daí se criou o nome da doença.

Como todas as outras, esta pandemia também foi controlada por meio de vacinação.

Outras doenças

É possível que aconteça outros surtos no futuro, já que muitas pessoas estão escolhendo não se vacinar. Doenças já erradicadas estão começando a voltar, como: Sarampo, Poliomielite, Difteria e Rubéola.

Não deixe de ver o Calendário Nacional de Vacinação.

3 comentários em “As 5 piores pandemias da história

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s