A bizarra história de Francisco Goya

Francisco José de Goya y Lucientes nasceu em 1746, na Espanha. Foi um famoso pintor da corte, mas também era conhecido por pintar os horrores da guerra e das assombrações do mundo.

No inicio da carreira, seus retratos eram bem feitos porém, comuns.

Com o passar dos anos, suas pinturas foram ficando cada vez mais macabras devido aos acontecimentos não apenas históricos, mas em sua vida privada. Em 1792, Goya pegou uma doença infecciosa e perdeu a audição. Foi então que uma série de obras como Procissão dos Flagelados e O Manicômio surgiram. Na mesma época, criou a Maja Desnuda mas a sociedade retrógrada da época ficou ofendida em ver uma mulher nua e o artista precisou refazer o quadro, que se transformou em Maja Vestida.

Pouco tempo depois, em 1808, a Espanha foi invadida por Napoleão e assim começou a Guerra Peninsular, um conflito militar pelo domínio de terras.

Goya continuou seu trabalho como artista mas desta vez, relatando em forma de arte os horrores da guerra que acontecia em seu país.

Entre 1812 e 1814, o pintor perdeu não apenas sua esposa e amigos, como foi submetido, por ordens do novo rei, a um interrogatório sobre suas pintas, principalmente a Maja Desnuda.

Alguns anos mais tarde, desenvolveu uma nova série de pinturas, mas dessa vez mais sombrias ainda. Nomes como Sábado de Bruxas, Pinturas Negras e Saturno Devorando Seu Filho.

Ameaçado de ser preso, em 1824, Goya foge para a França. Com uma vida aparentemente mais calma, volta para a pintura de retratos e pinturas menos assustadoras, como a Leiteira de Bordéus.

4 comentários Adicione o seu

  1. Excelente artigo Paula! Bem escrito, bem ilustrado, bem documentado. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado 💜

      Curtido por 1 pessoa

  2. Sensacional! Talvez o fato de não ouvir (e, consequentemente, os “haters” da época eram ignorados) tenha permitido sua maior expressão e liberdade! Parabéns Paula!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s