6 cientistas que fizeram história

Carl Linnaeus

Imagem do Google

Carl Linnaeus foi um botânico, zoólogo e médico pouco conhecido, mas sua importância foi tão grande que ficou conhecido como o pai da taxonomia moderna (a taxonomia define grupos biológicos de acordo com suas características em comum e as nomeiam).

Linnaeus foi um dos desenvolvedores da escala Celsius, um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia e publicou mais de 70 livros e 300 artigos científicos.

Virgínia Leone Bicudo

Imagem do Google

Esta mulher foi a primeira pessoa que não era médica a ser reconhecida como psicanalista no Brasil, se tornando um pilar para o desenvolvimento desta área.

Além disso, quando Virgínia entrou para a universidade, era a única mulher dentre os bacharéis em Ciências Políticas e Sociais.

Sendo filha de um descendente de escravo, soube desde nova como a discriminação era um tema que precisava ser mais abordado, principalmente em locais de educação. Pensando nisso, foi a primeira mulher a tratar da questão racial no Brasil dentro de uma faculdade, nomeando seu mestrado de  “Estudo de atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo” .

Max Planck

Imagem do Google

Nascido em uma família de juízes, cientistas e teólogos, Karl era uma criança com muitos talentos na área da música e da física, tanto que recebeu o título de doutor em filosofia com apenas vinte e um anos de idade.

Seus estudos sobre radiações eletromagnéticas se transformou em uma teoria que dizia que a energia era produzida em pacotes (quantas). Dez anos mais tarde, seu trabalho foi usado em pesquisas de Albert Einstein e Niels Bohr, originando a teoria quântica.

Em 1918 Planck foi laureado ao Nobel de Física por seus trabalhos do campo da física quântica.

Rosalind Franklin

Imagem do Google

A química britânica Rosalind Elsie Franklin fazia parte de uma família judaica influente no movimento do sufrágio feminino.7

Em 1941, Rosalind se formou em Ciências da Natureza e pouco tempo depois iniciou sua pesquisa sobre a porosidade do carvão, conquistou seu Ph.D. Este estudo foi muito importante para a indústria do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

Com esta pesquisa, conseguiu uma oportunidade de iniciar uma nova pesquisa, desta vez sobre estruturas moleculares de outros objetos, como o grafite e até o RNA viral, o que a levou para a descoberta da estrutura do DNA, em 1952, deixando tudo documentado em artigo e fotografia.

Esta descoberta foi uma das mais importantes realizações científicas na história da humanidade. Com isto, ela influenciou futuras investigações sobre a estrutura do DNA.

Em 1962, os cientistas James Watson, Maurice Wilkins e Francis Crick ganharam o Prêmio Nobel de Medicina após estudarem o que Franklin havia deixado documentado.

Louis Pasteur

Cientista, químico e bacteriologista da França, este é Louis Pasteur.

Com a ajuda dele, hoje em dia é possível combater algumas infecções bacterianas com certa facilidade.

Apesar de ter se formado em Letras, Pasteur descobriu sua paixão na ciência, e com isso, ajudou a salvar milhões de vidas com suas ideias. Uma destas ideias foi a de que germes dão origem a maioria de doenças infecciosas, e conseguiu provar que estava certo. Também provou que a assepsia e esterilização eram fundamentais para evitar a propagação de doenças. Além disso, também ajudou a criar a vacina contra a raiva.

Com a sua ajuda, muita coisa mudou na biologia e no mundo.

Uma de suas ideias mais famosas foi a teoria da biogênese, onde dizia provar que os micro-organismos do ar infectavam matérias.

O método de pasteurização é utilizado para evitar infecção por micro-organismos/bactérias em alimentos até os dias de hoje, método inventado pelo próprio Louis.

Janaki Ammal

Imagem do Google

Janaki foi a primeira mulher a estudar as plantas na Índia, se tornando uma pioneira botânica indiana.

Ela desenvolveu vários tipos de espécies híbridas e que são cultivadas até hoje. Conseguindo plantas valiosas de valor medicinal e econômico.

Também conduziu diversas pesquisas científicas em citogenética e fitogeografia, pois dedicou sua vida ao bem destas pesquisas. Além disso, Ammal também foi uma importante ativista ambiental e lutou pela preservação da biodiversidade no país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s