Os monumentos brasileiros

Uma onda de derrubar estátuas e monumentos está acontecendo ao redor do mundo, casos em Portugal, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

Um dos primeiros casos aconteceu em 9 de junho, o alvo foi uma estátua de Cristóvão Colombo, que ficava em Boston (Estados Unidos).

Estes acontecimentos são uma forma de mostrar o descontentamento dos símbolos colonialistas e racistas que estão expostas no mundo. Como estão na rua e apenas com seus nomes gravados, ou em muitos casos, nem o nome era possível encontrar, as pessoas entendem que esta é uma forma de homenagear estas figuras do passado que causaram dano na vida de muitas pessoas.

O Brasil também está começando a entrar neste movimento, mas você conhece as pessoas por trás das estátuas e monumentos do país?

Manuel Borba Gato

Os monumentos brasileiros
Imagem do Google

O bandeirante paulista que ficou conhecido após uma discussão com um fidalgo. Manuel assassinou o homem e decidiu se esconder entre as matas locais, pois sabia que seria preso. Ele acabou se deparando com o Rio das Velhas, onde encontrou ouro e decidiu negociar com as autoridades o perdão pelo crime em troca de revelar a localização do ouro. Conseguiu não apenas o perdão, como um cargo de lugar-tenente na cidade mineira de Sabará, em 1698.

Com o passar dos anos foi ascendendo dentro de sua profissão, já que era muito querido pelos governadores de São Paulo porque entregava diversas permissões, como para explorações de minas, para amigos e parentes e para Portugal. Ou seja, além de suas próprias expedições, ele consentia a exploração de terceiros.

Nestas expedições, além de extrair metais preciosos e destruir o meio ambiente, também aconteciam caças indígenas e escravização dos mesmos, para que durante a extração, ninguém precisasse trabalhar além dos escravos.

Atualmente é possível encontrar uma estátua no Museu Paulista (Ipiranga) e outra em Santo Amaro.

Anhanguera

Os monumentos brasileiros
Imagem do Google

Saindo do sertão de Goiás em 1682, Bartolomeu Bueno da Silva começou uma expedição com seu filho e alguns escravos com o objetivo de chegar ao Rio Vermelho para encontrar ouro, mas chegando lá se deparou com uma aldeia indígena e então resolveu pedir informações lá. Como o povo se recusou a passar qualquer tipo de informação, Bartolomeu ateou fogo em um pote de aguardente e ameaçou colocar fogo em todos os rios e lagos daquele local se ninguém contasse onde era possível encontrar ouro. Com medo, lhe passaram a informação e o apelidaram de Anhanguera, que significa “Diabo Velho”. Assim que encontrou o ouro, Bartolomeu fundou o Arraial de Santana, que hoje é a Cidade de Goiás.

Hoje existem alguns monumentos em sua homenagem, como por exemplo o localizado na Avenida Anhanguera, em Goiás, e outro no Parque Trianon em São Paulo.

Joaquim Pereira Marinho

Os monumentos brasileiros
Imagem do Google

Este militar e político ficou rico entre os anos de 1839 e 1850, com a escravidão. Quando já era proibido o tráfico de escravos no Brasil, Joaquim trouxe quase 12 mil pessoas (incluindo crianças) para serem escravizados no estado da Bahia. A partir de então, também começou a ser agiota.

Parte desse dinheiro ele usou para fazer caridades, como ajudar algumas vítimas de tragédias (como a seca) em estados do Nordeste, dessa forma a imagem de benfeitor ficaria marcada na história e sua a participação no tráfico de humanos foi esquecida por grande parte das pessoas.

Atualmente é possível encontrar monumentos de Marinho perto do Hospital Santa Izabel, em Salvador.

Floriano Peixoto

Os monumentos brasileiros
Imagem do Google

Também conhecido como Marechal de Ferro, o  segundo presidente da República promoveu muitos conflitos, ordenou o fuzilamento de diversas pessoas e usou a repressão como arma para controlar a população e algumas revoltas, como a Revolução Federalista.

Sua homenagem está localizada em Cinelândia, no Rio de Janeiro e também no nome da capital de Santa Catarina, Florianópolis.

Tiradentes

Os monumentos brasileiros
Imagem de Paula Santinati

Um dos personagens históricos mais conhecidos do Brasil é Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Além de integrante da Inconfidência Mineira, este dentista amador também era alferes dos Dragões de Minas, ou seja, seu trabalho era caçar escravos que haviam fugido. E até o último dia de sua vida, ele também era dono de escravos.

Ele recebe diversas homenagens pelo Brasil, mas as mais conhecidas ficam em Minas Gerais, em cidades como Ouro Preto e Tiradentes (foto).

Francisco Dias Velho

Os monumentos brasileiros
Imagem do Google

Desta vez é o bandeirante paulista que fundou Nossa Senhora do Desterro (atualmente conhecida como Florianópolis). Sua imagem está no brasão do munícipio até os dias de hoje, mas quando chegou ao local com sua família e alguns jesuítas, quem fez o trabalho braçal foram seus 500 escravos.

Para alguns historiadores, ele é conhecido como um impiedoso caçador de índios, mas um homem corajoso por expulsar piratas que desejavam terras e ouro brasileiro.

Além disso, ele também ganhou diversas homenagens, como obeliscos e estátuas em Santa Catarina.

6 comentários Adicione o seu

  1. Um artigo muito interessante. Obrigada! Não podemos apagar o passado, mas aprender a não cometer os mesmos erros. Derrubar estátuas não é a solução.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Como sou muito arcaíco, ainda prefiro me ater ao que ocorre hoje no cenário brasileiro e deixo símbolos nos seus cantos. Melhor é ter cuidado com o que se come que ter que regojitar o que já se comeu.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Blog PS disse:

      Com certeza precisamos dar atenção ao cenário atual, que piora a cada dia.

      Curtir

      1. É bem isso caro amigo. Parabéns pelos posts. Abraço.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s