4 monumentos históricos e suas origens

Muitas pessoas querem conhecer as cidades famosas do mundo e seus monumentos históricos e turísticos, mas quando conhecemos a história da origem destas obras, a viagem fica ainda mais interessante.

Torre de Pisa

Imagem do Google

Em 1987 a Torre de Pisa foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco mas em seu projeto inicial não era para ser torta, porém sua fundação foi construída em um local onde o solo era argiloso, o que o tornava impróprio para esse tipo de edificação. Apenas 5 anos mais tarde, a inclinação começou a surgir.

No inicio, seu intuito era de abrigar os sinos da Catedral de Pisa mas com o passar dos anos, se transformou em um dos locais mais visitados da Europa.

O ponto turístico italiano feito em mármore branco e construído em estilo românico começou a ser construído em 1173 e ficou concluído quase 200 anos mais tarde, em 1350, pois sua obra ficou parada durante alguns anos devido às guerras.

Até o século 20 muitos achavam que ela iria cair e começaram a tomar medidas para que nenhum incidente acontecesse. Uma dessas alternativas foi colocar 800 toneladas de contrapesos de chumbo em sua base.

Estátua da Liberdade

Imagem do Google

Este grande monumento fica localizado na Ilha da Liberdade, em Manhattan, nos Estados Unidos.  Seu objetivo é simbolizar a deusa romana da liberdade, Libertas. Ela segura uma tocha na mão direita e a Declaração da Independência dos Estados Unidos na mão esquerda.

Sua construção foi feita em 1884, em Paris e enviada em 350 partes em um navio para os Estados Unidos, que só foi inaugurada em 1886. Este foi um presente francês aos norte americanos para celebrar o centenário da Independência do país.

Inclusive um de seus engenheiros também trabalhou na obra da Torre Eiffel, localizada em Paris.

Arco do Triunfo

Imagem do Google

Para celebrar uma vitória francesa na Batalha de Austerlitz, Napoleão Bonaparte encomendou um monumento que lembrasse a tradição da Roma Antiga, mas a obra só foi finalizada no ano de 1836, 15 anos após a morte do imperador.

Em seus pilares, é possível encontrar o nome de diversas batalhas e também os nomes de mais de 500 generais que foram mortos nessas batalhas. Mas em 1921 aconteceu outra homenagem  simbólica, já que um soldado francês foi enterrado abaixo do arco (sua lápide atualmente é conhecida como Tumba do Soldado Desconhecido) e simboliza todos os soldados franceses mortos durante a Primeira Guerra Mundial.

Monte Rushmore

Imagem do Google

Este monumento norte americano, localizado na Dakota do Sul possui rostos de 18 metros esculpidos em uma montanha. O Monte Rushmore é uma forma de homenagear quatro presidentes dos Estados Unidos.

O primeiro presidente é George Washington, ele representa o nascimento do país. Já Thomas Jefferson, representa a expansão do país. Como o presidente Theodore Roosevelt supervisionou a construção do Canal do Panamá, ele acabou simbolizando o crescimento econômico. O quarto e último presidente, Abraham Lincoln, foi esculpido por ter lutado durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.

Existem diversas brigas envolvendo esta obra, já que este local era sagrado para os povos nativos do país. Para não iniciar uma guerra com a população indígena, foi criado o Tratado de Fort Laramie, os índios lakota receberam uma indenização de US$ 1 bilhão naquela época, mas até hoje não pegaram o dinheiro, dizendo que se recusam a serem comprados pelo país. Até hoje existe muita discussão por causa dessas terras, mas uma escultura chamada Cavalo Louco está sendo feita no mesmo local, dessa vez o rosto é de um líder do povo nativo.

Algumas outras polêmicas envolvem o homem que esculpiu a obra, já que ele tinha ligação com a Ku Klux Klan e algumas histórias criadas em Hollywood também abalou o ponto turístico por um tempo.

6 comentários Adicione o seu

  1. JCDattoli disse:

    Muito bom esse post. Ampliar conhecimento sempre faz bem!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito Interessante, é sempre bom aprender.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Blog PS disse:

      Fico feliz que tenha gostado

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s