A partida mortal

Parece que a história está sendo esquecida em um dos mais emblemáticos palcos do futebol da Ucrânia. No estádio Zenit, em Kiev, aconteceu uma das partidas mais perigosas do futebol.

Durante a invasão nazista na Ucrânia, em 1941, um dos times mais fortes e conhecidos da Europa era o Dínamo. Porém, o time acabou se desfazendo por causa da guerra. Muitos de seus jogadores entraram para o exército, parte deles foram presos e os outros precisavam de um novo emprego para sobreviverem. Essa mesma situação ocorreu em vários times de futebol, como o Lokomotiv.

Alguns jogadores dos dois times decidiram lutar contra o terror e não desistir de sua paixão, o futebol, por isso fundaram outro time, o FC Start.

Partida da Morte

Sem desconfiar que o elenco desse novo time era de profissionais, os oficiais alemães aceitaram a participação na liga e eles venceram todos os dez jogos, quase sempre por goleada.

Com isso, o FC Start acabou acumulando várias vitórias, o que incomodava os nazistas, e animava os ucranianos. Os atletas começaram a sofrer ameaças e a padaria onde eles trabalhavam (quando não estavam jogando) sofreu vandalismo.

Logo após essas vitórias, o Flakelf, um time formado por alguns oficiais das baterias antiaéreas germânicas desafiou o time invicto.

Alguns oficiais sugeriram que no momento em que os times estivessem alinhados, os jogadores devessem fazer a saudação nazista. Mas não foi exatamente isso que aconteceu. O time alemão gritou “Heil, Hitler”, mas os ucranianos gritaram “FitzcultHura”, um tradicional slogan soviético.

O Flakelf abriu o placar, mas no final quem levou a melhor foi o FC Start, que marcaram 5 gols. Com a evidente derrota, quando o time estava planejando o sexto gol, o árbitro apitou o final antes dos 90 minutos, para evitar uma situação pior ainda.

Esta partida ficou conhecida como Jogo da Morte, e poucos dias após o ocorrido, todos os jogadores ucranianos foram presos e enviados para um campo de concentração. Os alemães pensaram que um dos jogadores era espião da URSS e o assassinaram primeiro, e mais tarde outros três dos jogadores foram executados com tiros na nuca.

Desde então o estádio Zenit, onde ocorreu o jogo, ficou marcado na história. É possível encontrar uma estátua ao lado de fora do estádio, de um homem chutando a bola enquanto pisa em uma águia, símbolo dos nazistas. Outra homenagem em forma de monumento são os quatro jogadores que morreram durante a Guerra, representados em pedra no Estádio Valeriy Lobanovskyi, casa do Dynamo.

Em 2012, a praça esportiva do estádio Zenit só ganhou melhorias graças à iniciativa de Vitali Klitschko, ex-campeão mundial no boxe.

5 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s