A guerra das Coreias

Um dos primeiros atos que definiram a Guerra Fria, foi a guerra entre as Coreias. Uma guerra que terminou sem vencedores e nenhum acordo de paz.

O país sempre enfrentou muitos desafios, como em 1910 quando o Japão anexou a península ao seu território.

No chamado Acordo de Anexação Coreia-Japão, o Japão começou a tomar terras produtivas e forçavam os coreanos a trabalharem para eles. A invasão também ficou fortemente marcada pelos crimes sexuais cometidos pelos japoneses.

Por esses motivos, a Coreia se viu forçada a se aliar com os Estados Unidos durante a Segunda Guerra, já que os dois países estavam lutando contra o outro.

A guerra das coreias

Durante o século XX, após alguns acordos realizados ao final da Segunda Guerra, parte da Coreia ficou para a Rússia e outra parte ficou para os Estados Unidos. Esse acordo foi feito sem o consentimento do povo, e por isso muitas rebeliões e protestos aconteceram naquela época pedindo para que tivessem seu próprio governo.

Foi só em 1949 que os dois países desistiram de seus domínios e abandonaram o país. Com uma mudança tão repentina, as partes divididas não conseguiram estabelecer um único governo pois a diferença entre povos já estava muito grande e não conseguiram entrar em um acordo que agradasse os dois lados da Coreia.

Foi então que cada um decidiu criar seu próprio governo. A Coreia do Norte seria comandada por Kim Il-sung e a do Sul, por Syngman Rhee. Com isso, ninguém sabia dizer qual era o governo legítimo, criando muitas confusões. No ano seguinte, em 1950, a Coreia do Norte decidiu invadir a Coreia do Sul e e pela primeira vez a Guerra Fria se tornou quente.

O plano de Kim foi convencer o ex-primeiro-ministro da União Soviética, Josef Stalin, a ajudar com suprimentos e armas. Com esse reforço, pensou que estaria pronto para uma guerra e que a invasão ocorreria de forma rápida e por isso não daria tempo dos Estados Unidos auxiliar a Coreia do Sul. Mas não foi bem o que aconteceu.

A guerra acabou levando mais tempo do que Kim previu.

Como o mundo estava em uma Guerra Fria, a Rússia e os Estados Unidos decidiram interferir militarmente na guerra das Coreias para mostrar soberania.

Com a entrada desses países, o massacre acabou ficando cada vez maior e isso fez com que a guerra perdurasse por anos, já que nenhum lado cedia.

Apenas em 1953 que a guerra foi interrompida, mas nenhum tratado de paz foi feito. Até os dias de hoje existe uma grande rivalidade entre os países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s