A origem da cerveja

Uma das bebidas mais conhecidas e apreciadas no mundo, a cerveja, surgiu por acidente há mais de 9 mil anos atrás.

Muitos historiadores acreditam que a cerveja tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas inventadas.

A origem da cerveja
Imagem do Google

A origem da cerveja remete ao povo sumério, já que na região da Mesopotâmia em meados de 9000 a.C., a cevada era muito utilizada.

Mas a sua criação aconteceu por engano, quando uma pessoa que cultivava grãos decidiu estocá-los juntos e na hora do estoque, muitos grãos acabaram se misturando.

Os cereais provavelmente ficavam ensacados em locais com goteiras ou até mesmo a céu aberto, tomando chuva. Com o tempo, os alimentos que continham amido sofreram a fermentação natural, pois os micro-organismos e leveduras do ambiente os fermentaram, criando a cerveja.

O corajoso que decidiu experimentar essa bebida gostou do resultado mas não sabia explicar o que era aquilo. Como as pessoas ainda não tinham conhecimento do que era uma bebida alcoólica, para recriar essa bebida foi muito difícil, mas assim que a réplica do processo de produção foi elaborada, a novidade se espalhou e com o passar dos anos, virou uma das bebidas mais populares do mundo.

Durante a idade média, um dos principais fabricantes eram os mosteiros e durante a fabricação eles adicionavam ervas para aromatizá-las e também o lúpulo, para deixar mais amarga. Desde então esse ingrediente começou a ser usado como um dos principais da cerveja.

Foi só durante o império romano que a receita foi levada para diferentes continentes, sendo aceito principalmente em países como a Alemanha, Irlanda, Holanda e Inglaterra e por isso a produção de cerveja nesses países é forte até os dias de hoje.

Quando o líquido já tinha caído no gosto popular, as pessoas começaram a criar diferentes sabores e até novas versões da bebidas, como o chopp.

O chopp é um derivado da cerveja, já que tem os mesmos ingredientes. A principal diferença entre eles é a pasteurização.

6 comentários em “A origem da cerveja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s