A idade média e o medo de zumbis

Hoje em dia é possível encontrar muitas pessoas com medo de zumbis, mesmo que nunca tenhamos visto um. Mas na idade média esse medo era mais comum do que você imagina.

O vilarejo da Inglaterra chamado Wharram Percy se mantinha através da criação de ovelhas porém, durante a Peste Negra o local entrou em colapso e foi abandonado por completo. Mas em 2017 a Historic England e a Universidade de Southampton pensaram que poderia ter algum material interessante para ser descoberto naquela cidade medieval, bastava apenas fazer a escavação correta.

Durante esta escavação, foram encontrados 10 cadáveres que foram enterrados durante o século X de uma forma muito curiosa. Por exemplo, antes de serem enterrado esses corpos foram queimados, desmembrados e decapitados. Como os ossos foram quebrados ou até cortados por uma espécie de faca depois do falecimento dessa pessoa, tudo aponta para a hipótese de que os aldeões não praticavam canibalismo e sim o medo de que o morto se transformasse em zumbi.

Este seria o primeiro estudo que gerou uma boa evidência arqueológica para provar esta prática de antigamente.

Segundo um estudo realizado pelo Journal of Archaeological Science prevenir o famigerado apocalipse zumbi através de rituais e mutilação era comum em diversas vilas, cidades e até países ao longo dos séculos.

É claro que o conceito de zumbi poderia ser diferente do que temos atualmente, mas a ideia de um morto-vivo sair de seu túmulo e espalhar doenças ou até mesmo machucar um cidadão vivo, continua a mesma.

Através de um exame nos dentes dos esqueletos, foi descoberto que as pessoas eram enterradas ao redor de suas casas, então eles não seriam completos estranhos caso voltassem à vida.

Atualmente a vila de Wharram Percy é um ótimo lugar para se visitar, já que contém cerca de 3.000 aldeias medievais, além de fica próximo de Yorkshire Wolds e Kirkham Priory, ótimos locais para conhecer a história e a beleza natural da Inglaterra.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s